::: IDENTIDADE :::
A ÉTER – Produções Culturais - Associação dedica-se à criação e produção artísticas nas áreas do Teatro, Literatura e Música. Tendo como principal tema de pesquisa a História e a Cultura portuguesas, a ÉTER aprofunda e desenvolve a relação entre o público, a linguagem artística e temas determinantes da História e da Cultura portuguesas à luz da atualidade.
Oferecendo espetáculos de qualidade estética, contribui ainda para a educação artística e cultural nos jovens promovendo a compreensão de obras, episódios ou personalidades importantes da nossa História e Cultura.
1 - Memorial do Convento, de José Saramago, no Palácio Nacional de Mafra - visto por mais de 100 000 pessoas, em cena desde 2007; itinerâncias: Penafiel, no âmbito da Escritaria; Claustros da Universidade de Évora, nas Comemorações dos 400 anos da Universidade; Theatro Circo de Braga “março mês do Teatro”; Centro Cultural Olga Cadaval. Desde 2013 que está em cena na Fundação José Saramago, onde também esteve presente nas comemorações do aniversário do escritor. (Atividade paralela no PNM : Visita Guiada ao Palácio, sobre a temática da obra literária.)
2 - Vieira - O Sonho do Império, de Miguel Real e Filomena Oliveira, no Museu Nacional do Teatro, em Lisboa - visto por mais de 5 000 pessoas, em cena desde 2008. Atividades paralelas: roteiro barroco, roteiro vieirino e jogo sobre a vida do Pe. António Vieira;
3 - Os Maias, de Eça de Queirós, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra - visto por mais de 19 000 pessoas, em cena desde 2009; itinerâncias: Theatro Circo de Braga “março mês do Teatro. (Atividade paralela: Maratona fotográfica e roteiro queirosiano.)
4 - Navegar - Camões, Pessoa e o V Império, de Filomena Oliveira e Miguel Real, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa – visto por 2 000 pessoas, em cena desde janeiro 2012. Atividade paralela: roteiro cultural “Lisboa de Camões e Pessoa” e texto de Miguel Real “Sobre Camões e Pessoa”;
5- Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, no Panteão Nacional, Lisboa - visto por mais de 2 000 pessoas, em cena desde Janeiro de 2013. Atividade Paralela: Sugestões de visitas complementares.
6 - Liberdade, liberdade!, de Filomena Oliveira e Miguel Real; itinerâncias: Teatro D. Pedro V, em Macau, no 25 de abril de 2011. Apresentação em Bissau, no Centro Cultural Francês, no Festival Kilombola e no 1º Forum da Escravatura em Cachéu, na Guiné Bissau, em 2013. Atividade paralela: conferências com o escritor Miguel Real sobre temas da cultura portuguesa.
A ÉTER - Produção Cultural apoia outros projectos:
Desde o dia 1 de julho de 2012, a ÉTER - Produção Cultural adotou o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Assim, todos os novos conteúdos serão redigidos de acordo com as novas regras. Porém, poderá ainda encontrar neste site conteúdos produzidos de acordo com a norma anterior.
A ÉTER cria, produz e apresenta espetáculos em espaços patrimoniais e salas convencionais. Caracteriza-se por uma gestão que se baseia, quer na apresentação nacional desde 2007, com produções em cena a longo prazo, temporadas longas que se repetem ano após ano e públicos que se renovam, quer a nível internacional com espetáculos em comunidades ligadas à língua e à cultura portuguesas. A ÉTER proporciona ainda atividades paralelas aos espetáculos contextualizadas com os projetos, que divulgam os parceiros locais, criando assim vínculos culturais fortes nas comunidades em que se insere. A ÉTER apresenta as seguintes produções, que revelam e iluminam a história e a cultura portuguesa:




